quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Halloween é o cacete! 31 de Outubro é Dia do Saci!

Há dois anos uso a data em que nos States se comemora o Halloween para lembrar (muitas vezes informar) que em nosso país, comemoramos nesta ocasião o Dia do Saci. Não fui eu que inventou isso, na verdade vem de um projeto de lei federal, criada pelo Chico Alencar, mas achei muito bacana e válido de se divulgar.
Que fique claro: não se trata de xenofobismo, não tenho NADA contra americanos, muito pelo contrário, adoro diversas coisas que our brothers produzem. Mas daí a se comemorar feriado de uma cultura alheia à nossa é demais. Se você é dono de curso de inglês, tem mais é que enfeitar sua escola e explicar o significado do All Hallows Eve (daí o nome em inglês). Caso contrário, deixe tricks or treat pros gringos, e vamos celebrar os nossos monstros! Saci, Curupira, M'boi Tatá, Cuca e cia. te esperam com contos horríveis pra não deixar ninguém dormir à noite...

Mas o que me causou espanto, ao lançar a ilustração abaixo no facebook, foi o número de brasileiros que simplesmente acham uma bobagem, e não veem mal em comemorar o Halloween! Daqui a pouco vai ter gente celebrando St. Patrick's, 4 of July, Thanksgiving Day e por aí vai... O Natal a gente já enfeita tudo de neve mesmo, se empanturra de nozes e coloca um pobre coitado pra suar como um condenado nos trajes de Papai Noel... ou melhor Santa Claus.

11 comentários:

  1. Saudações, blog maneiro, traço bacana. Párabéns.
    Também sou a favor do Dia do Saci.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  2. Também acho uma bobagem esse dia do saci ser no mesmo dia do halloween. Pense, se o halloween não tivesse tanta importancia para os que valorizam tanto o saci, porque então definiram o mesmo dia para tal? Simplismente para contrapor? Por ser uma festa de "outra cultura"? E toda a imposição cultural que fizeram com os nossos índios? E tantas festas que comemoramos, inclusive o natal que não é típica de nossa cultura? Fazer esse tipo de "contraposição" para mim é um grande equívoco.Já que importamos e exportamos culturas o tempo inteiro, ao longo da história da humanidade. Além do que, tudo é festa, é legal sim fazer uma festa comemorando o halloween, e seria legal também festejar o dia do saci, se este não fosse no mesmo dia do hallowen, o que tira o foco do "sentido" do dia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anônimo! Bom, essa é a sua posição! Só lembrando que não fui eu que inventei o Dia do Saci, segue a referência: "O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro."

    ResponderExcluir
  4. Giorgio, obrigada por responder. Vale esclarecer que em momento algum fiz referência a você como inventor do Dia do Saci. Fiz minhas considerações baseadas no que você escreveu. Na minha opinião, pouco se aproveita dos PLs, de muitos dos deputados que estão na câmara federal. Acho a valorização da cultura nacional importantíssima, mas esse projeto especificamente é inútil e paliativo, para não dizer que foi um tiro no pé, já que sua "importância" é ofuscada pelo Halloween, além do que, se é pra valorizar a cultura, não é dedicando um dia ao Saci ou a qualquer outro "monstro" brasileiro que seja, que vai fazer o povo valorizar a cultura brasileira. Mas útil seria se essa intenção fosse reforçada nas salas de aula do ensino fundamental, com aulas lúdicas de cultura popular, música e por ai vai...

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo(a)!

    Sabe, acho que você está dando importância demais ao fato... na verdade, assim como o feriado americano, o Dia do Saci é uma brincadeira... Claro que existem ZILHÕES de outras maneiras de se valorizar nossa cultura e valores! Claro que a sala de aula é o melhor caminho! Mas isso não inviabiliza o movimento, que creio vir somar e não diminuir. Continuo achando estranho ver brasileiros celebrando Halloween... assim como acharia estranho ver americanos comemorando São João.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Giorgio, claro que a brincadeira do "dia do Saci" tem seu valor sim, mas me chama atenção essa supervalorização pra esse dia, somente por ele "contrapor" uma festa "americana", digo isso porque na verdade é uma festa de vários lugares do mundo... enfim, na minha opinião estranho é ver alguns brasileiros estranharem os festejos de Halloweem, num mundo globalizado, sendo que a coisa mais normal do mundo é a troca de conhecimento e cultura, que é algo importante para o desenvolvimento de qualquer nação. Eu não acho estranho, acho importante e divertido, assim como o São joão, mais ainda se festejado com americanos ou outro povo. Bem, fica a sua opinião, que respeito, mas me intriga uma coisa... Imagino esse pensamento em relação ao carnaval brasileiro, você também acha estranho estrangeiros vindo pular o carnaval aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, acharia estranho (e engraçado...) ver o desfile de escola de samba, com sambistas americanos, na Times Square!
      Bjs!

      Excluir
    2. Rsrsrsrs é estranho e engraçado, tanto aqui no Brasil na época do carnaval, quanto em NY no Brasilian day, ainda assim, é uma troca rica.
      Adorei seus desenhos! Você é um grande artista. Parabéns e tudo de bom. ;-)

      Excluir
    3. Obrigado Anônima (se bem que preferia responder seu verdadeiro nome), vc é muito simpática! Bjs, e feliz halloween!

      Excluir
  7. Detesto esta imposição. Pior que também querem acabar com a NOSSA QUERIDA FESTA JUNINA, trocando as roupas por country, as músicas e as danças. Não PODEM ACABAR COM A NOSSA QUADRILHA JUNINA!!!!!

    ResponderExcluir