terça-feira, 25 de setembro de 2012

Release de Divulgação da mostra "Salomão Ventura & Outros Quadrinhos"

Mostra "Salomão Ventura & Outros Quadrinhos" traz originais e bastidores da criação da primeira História em Quadrinhos totalmente produzida na Região dos Lagos
Como se escreve uma História em Quadrinhos? Qual o tamanho de uma página original? Como é feita a arte-final? Essas e outras questões vão ser reveladas na mostra "Salomão Ventura & Outros Quadrinhos", do quadrinista Giorgio Galli, na Casa de Cultura de Araruama, cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Salomão Ventura, o Caçador de Lendas, personagem criado por Galli, é uma HQ independente, publicada desde 2010, e a primeira totalmente produzida na Região dos Lagos. A revista apresenta as aventuras do misterioso personagem-título, às voltas com as lendas do folclore brasileiro, vistas pelo prisma do terror fantástico. As histórias, escritas e ilustradas por Giorgio, são inspiradas pelos estudos do Folclorista Luís da Câmara Cascudo. A publicação já recebeu os prêmios Oi Quadrinhos e DB Artes, e integra o Coletivo de Quadrinistas Quarto Mundo.

"Como muitos outros quadrinistas, praticamente aprendi a ler com as HQs. Descobri, ao mesmo tempo, o mundo das letras e das imagens. O impacto foi arrebatador, e desde muito cedo me lembro de estar envolvido com a criação de meus próprios personagens e histórias", afirma Giorgio.

Na mostra, Giorgio revela um pouco de seu processo criativo: além de originais arte-finalizados à nanquim, de maneira tradicional, há também esboços, estudos de personagens, fragmentos de roteiros, e páginas finalizadas digitalmente. "O computador e a internet facilitam muito o trabalho do quadrinista independente. Se antes os fanzines eram impressos em mimiógrafos ou fotocópias, hoje qualquer um pode publicar em um blog, ou nas redes sociais", afirma o quadrinista.

A mostra "Salomão Ventura & Outros Quadrinhos" será aberta ao público dia 3 de Outubro, a partir das 15h., com uma palestra do autor sobre o uso das HQs em salas de aula. Fica aberta diariamente, das 9h. às 18h., com entrada franca, até dia 14 de Outubro. No dia 5 de outubro haverá uma happy hour e autógrafos das publicações "Salomão Ventura" e "Zona do Crepúsculo" com a presença de Giorgio, além do artista plástico e também quadrinista Clóvis Brasil, falando sobre a criação de histórias em quadrinhos, a partir das 18h.


Serviço:
Mostra Salomão Ventura & Outros Quadrinhos
Casa de Cultura de Araruama - Praça São Sebastião, s/nº, Centro - Araruama - RJ
abertura ás 15h, 3 de Outubro, com palestra "O Uso das Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula"
Dia 5: Happy hour e noite de autógrafos, com Giorgio Galli e Clóvis Brasil
Encerramento dia 14 de Outubro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário