segunda-feira, 8 de março de 2010

Cascudo - Você TEM que conhecer

Como já falei antes, o Salomão Ventura é mais um coadjuvante em suas histórias do que propriamente um "herói" (aspas duplas no herói). O que pretendo com a HQ é mostrar que nosso folclore, em suas origens, é muito mais assustador do que nos fazem crer as atuais interpretações. Já suspeitava disso, mas a certeza só veio quando me deparei com o fantástico Luís da Câmara Cascudo. Em seu "Geografia dos Mitos Brasileiros" (ed. Global,1ª reimpressão, 2008) me deparei em trechos como o seguinte:
"Um tuixaua tinha dois filhos e vivia feliz com eles. O tio odiava os sobrinhos e convidou-os para ajudá-lo numa derruba de árvores para fazer um plantio. Os dois sobrinhos aceitaram. Chegados na floresta, o tio embriagou os dois rapazes e matou-os. Depois, um dos assassinados perguntou ao outro: o que foi que tu sonhaste? Sonhei - diz o segundo - que nós nos lavávamos com carajuru - O mesmo sonhei eu. E voltaram para a casa da avó. vendo-os, a velha ia aquecer o jantar, mas os dois netos disseram: Ah! minha avó, nós não somos mais gente, e sim só o espírito. Assim seja, minha avó, nós te deixamos e quando ouvires cantar "Tincuan! Tincuan! foge para casa e quando cantarmos "Ti...ti...ti" então reconhecerás. A cor vermelha que os netos tinham nos olhos era o sangue.
Ficaram, então, mudados em dois pássaros de agouro, de mistério e de morte. Um í o Uira-Pajé, Alma-de-Caboclo, o Sem-Fim, o Saci. O outro é a Mati-taperé. Ambos, nascidos numa tragédia, espalham desgraças e semeiam pavores."

brrrrr...!

E aí, alguém quer ser amiguinho do Saci lá no Sítio?

Leiam Cascudo...
Ou esperem pela versão em quadrinhos no Salomão Ventura, o Caçador de Lendas...breve numa banca ou comic shop perto de você...

2 comentários: