sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Processo

Bom, enquanto o Salomão Ventura inicia seu lento processo de distribuição até os leitores, é hora de eu começar o também lento processo de continuar a criação de suas histórias. Como havia dito, nesse segundo número vou fazer as coisas um pouco diferentes, principalmente em relação ao processo de criação das páginas. E nesse post vou mostrar um pouco desse meu trabalho.

Inicio com um argumento básico, com começo meio e fim (principalmente o FIM - se você não sabe como terminar sua história, melhor nem começar...) Depois desse argumento, passo para a criação das thumbnails iniciais. Cabem oito em uma folha A4. São rascunhos bem rápidos para me ajudarem a "resolver" a diagramação da página e a distribuição da ação.

Depois disso eu amplio cada uma das thumbnails, já com mais detalhes, indicação de balões e caixas de texto. Essa página é do tamanho de uma folha A4, e estou usando grafite 2B em uma lapiseira 0.5 comunzinha para fazê-lo...


Depois disso eu escaneio essa página e a amplio para o formato A3. Em cima dessa ampliação, vou para a mesa de luz e parto para a arte-final, feita à nanquim usando pincéis e canetas.



Finalmente chega a hora de digitalizar a imagem já finalizada a nanquim. Uso um scanner comum, com resolução de 600 dpi, e uno as duas partes em uma só no computador. Depois cubro as áreas maiores de preto  no Gimp, e aplico textos e retículas. Pronto! Essa página já está pronta para ir para gráfica, salva no formato jpeg com 600dpi, e em greyscale. Todo o processo leva cerca de 15, 16 horas...

Bom, é isso aí... Como fiz na edição 1, vou publicar o preview das primeiras páginas e alguns estudos dos personagens aqui antes de ir para gráfica... E o processo está apenas começando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário