sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Salomães ou Salomões?

Alguns "amigos" do facebook tem apresentado, digamos, uma certa dúvida sobre a procedência do Salomão Ventura, alegando que ele tenha uma semelhança com o personagem Solomon Kane, criado por Robert E. Howard. Para que fique claro, de uma vez por todas, que eles não tem absolutamente nada a ver, a não ser o primeiro nome, vai aqui uma lista sobre o assunto:
1 - Salomão Ventura, Solomon Kane e Felip

e Salomão: Quando criei o Caçador de Lendas, ele não tinha nome próprio, somente a alcunha. Como queria batizá-lo com um nome em português que fosse forte, e ao mesmo tempo incomum, a ideia de usar o nome de meu amigo (e ex-aluno do curso de desenho, Felipe Salomão), foi óbvia. Falei com ele, que se mostrou animado com a escolha! Solomon Kane nem passou pela minha cabeça na hora do "batismo". Alguns anos depois, porém, foi lançado um filme sobre o personagem de Howard, e aqui no Brasil recebeu o subtítulo de "Caçador de Demônios" (coisa que ele não é, que fique bem claro. Trata-se de um Puritano aventureiro, nos moldes dos personagens Howardianos). Pronto, estava feita a confusão: Salomão Ventura - Caçador de Lendas e Solomon Kane - Caçador de Demônios soam bem parecidos.
2 - Minhas principais influências na criação do personagem foram as Hqs de terror brasileiras, e os detetives sobrenaturais da DC Comics (Constantine, Vingador Fantasma, etc.) Neeem de longe fui influenciado pelo gênero "espada & feitiçaria" de Solomon Kane.
3 - Se seguirmos essa premissa que personagens com nomes parecidos são "copiados", daqui a pouco vai ter gente dizendo que Bruce Banner foi calcado em Bruce Wayne. E não é por aí.
4 - Contexto: enquanto Solomon Kane conta aventuras passadas no sec. XVII, na Europa, no gênero espada e feitiçaria, Salomão Ventura se passa no Brasil atual, contando as lendas do foclore brasileiro, sob a ótica do terror. Tão parecidos quanto uma banana e uma bola de baseball.
4 - Por último, fica a análise do visual: olhem as figuras aí abaixo e que fique lançada uma pá de cal sobre o assunto. Quem ainda tiver alguma dúvida, antes de lançar críticas, por gentileza baixem as HQs do salomão Ventura e LEIAM!






Um comentário:

  1. Hum... é, o background e o raison d'être estão consistentes... faltou apenas mencionar que o meu amigo Prof. Abraham Van Helsing - o qual desistiu de me caçar, ainda em sua 6ª reencarnação, como Gabriel V. Helsing - também guarda numerosas semelhanças com o nosso S. Ventura. Considerando que a primeira aparição do caçador de aberrações sobrenaturais V. Helsing é bem anterior à do mesmo - Bram Stoker, 1897, http://en.wikipedia.org/wiki/Abraham_Van_Helsing - sem deixar de mencionar sua última aparição em recente produção cinematográfica - http://en.wikipedia.org/wiki/Van_Helsing_(film) - não seria de espantar que ele tenha representado alguma influência - ainda que inconsciente, na pior hipótese - sobre a engenhosa mente de seu patrono.

    ResponderExcluir